As 9 regras de etiqueta para casamentos (inclusive o seu) que você não pode esquecer

Escolher as roupas, o local, planejar o grande dia, contar para os familiares sobre o seu grande dia pode não ser tão simples quanto parece. Por isso Caso Raro preparou para você uma lista com regras importantes que você não pode se dar ao luxo de esquecer:

2

1. Quem devem ser os primeiros a saberem do noivado?

Evite sair contando as boas novas aos quatro ventos (e isso inclui fotos) em redes sociais antes de contar tudo para família e amigos. Se você tem filhos de um casamento anterior, eles devem ser os primeiros a saber. Pais, família, padrinhos e pessoas com quem você é muito íntimo devem saber sobre o casamento antes de isso se tornar público.

2.  Como faço para meus convidados confirmarem RSVP?

Dê aos convidados no mínimo 15 dias entre a entrega do convite e a data limite para confirmarem a presença (RSVP), para que você possa programar toda a logística. Mandar cartas de resposta pré-seladas ou permitir a resposta por email pode encorajar os convidados a responderem mais rápido.  E então, uma semana antes de você fechar todos os números, ligue para os convidados que não responderam.

3. Posso pular o bolo?

6

Há algumas tradições, como cortar o bolo, que não têm problema se forem omitidas. Ao invés do bolo, por exemplo, você pode optar por um festival de tortas – você quem manda.

4. Posso usar o celular para publicar fotos dos noivos durante o casamento?

Sempre peça a autorização do casal para divulgar fotos em qualquer rede social, ainda mais durante a cerimônia. Mexer no celular ou na câmera fotográfica não só impede que você curta o momento, mas também vai mostrar detalhes para as pessoas que não foram convidadas ou que não puderam comparecer.

5. Como eu decido quem pode vir com acompanhante?

Dê o convite de acompanhante para todos que estiverem em um relacionamento sério, seja um casamento, noivado, ou morando juntos – mesmo que você não conheça a outra parte. Você não é obrigado a dar convites a relacionamentos mais casuais.

6. Quanto devo gastar no presento do casamento?

4

Não há mínimo ou máximo. Quando você vai comprar um presente de casamento, dois pontos devem ser considerados: sua renda e seu relacionamento com o casal. Compre algo que você fique confortável para pagar e que caia bem ao casal.

7. Se alguém me convida para um casamento, devo convidá-los para o meu?

Você não deve se sentir obrigado a dar a recíproca. Se mesmo assim você não se sente confortável, convide-os ao menos para a cerimônia.

8. Devo convidar todo mundo no trabalho?

3

Você não tem que convidar todo mundo, mas escolha uma regra clara, como por exemplo só a sua divisão ou o time, de forma que as pessoas não se sintam excluídas. Trate colegas de trabalho como amigos, convidando-os fora da empresa. Mande os convites para a casa deles e discuta os planos do casamento fora do escritório.

9. Como lidar com convidados que pedem para trazer crianças mesmo depois que deixei claro que elas não estão convidadas?

Você deve ser firme. Ligue para o convidado (mesmo que ele tenha te mandado uma mensagem ou email) e explique de forma gentil (mas firme) que o convite é apenas para os adultos, e que espera que eles possam comparecer. Não faça exceções – não será justo os com outros convidados que respeitam as regras.

 

Comentários

Comentário